Central de Informações
(53) 21288269

Se prepare não só para o vestibular, mas para tudo que vai mudar na sua vida

Durante algum tempo a sua preparação para começar uma faculdade requer mudança de rotina, horas e horas de estudos, além de uma intensa saga na busca pela profissão certa e pela instituição de ensino ideal.

Mas e quando esse momento finalmente chegar? A universidade será um mundo totalmente novo para você.

Esteja aberto para viver uma das fases mais marcantes da sua vida!

1. Será preciso se desafiar

entrar na faculdade - vestibular - desafios
A faculdade é o momento que você terá para experimentar inúmeras possibilidades dentro da sua profissão. Não importa se são 3,5 ou 6 anos. Você terá a impressão de que o tempo passará voando e precisará aproveitar ao máximo as suas oportunidades.

Faça estágios, inscreva trabalhos em congressos, participe de palestras. Esteja aberto para possibilidades de conhecer ao máximo a sua profissão enquanto pode ter ao seu lado pessoas auxiliando com conhecimento.

2. Você será tratado como adulto

faculdade - entrar na faculdade - vestibular - ucpel

Você será tratado como adulto e isso inclui sentir aquele senso de responsabilidade em todas as tomadas de decisões.

3. Você terá muitos eventos. O tempo todo!

Você terá convites de festas, churrascos, baladas e poderá aproveitar tudo isso se souber se organizar para que nada atrapalhe o seu principal objetivo: se tornar um profissional qualificado!

 

4. Pode ser que você precise ficar longe de casa por um tempo

passar no vestibular - entrar na faculdade
Foto: Theresa Klingenschmid

Nem todo estudante consegue uma vaga na cidade onde mora e ter que enfrentar a mudança será um desafio. Além da adaptação da faculdade, será preciso criar referências em outra cidade.
O lado bom é que a universidade é um espaço onde você conhecerá muita gente e, se levarmos em consideração o tópico anterior dessa lista, poderá ter companhia na maior parte do tempo.

Esteja aberto para isso e conte com a ajuda da internet para matar a saudade da família sempre que conseguir.
Bônus: Veja se a sua universidade oferece o calendário acadêmico para programar férias e feriados caso precise viajar.

5. Pode bater a dúvida

vestibular - dúvidas

Em algum momento do curso é provável que bata aquela dúvida sobre se você escolheu a profissão certa. Neste outro post aqui falamos sobre a importância do autoconhecimento, sem esquecer que as suas experiências práticas na faculdade podem dar uma visão melhor sobre isso. Não é porque você não gosta de uma disciplina que não irá gostar da profissão. Caso se sinta perdido, procure orientação vocacional.

 

Teste Vocacional da UCPel

 

6. Lidar com cobranças

Cobranças poderão chegar de toda parte, seja da família ou até de você mesmo. Será preciso aprender a filtrar e dosar tudo aquilo que for construtivo.

7. Você irá mudar

passar no vestibular- ucpel - mudanças
Foto: Jason Briscoe “Eu me apaixone aqui”

Ao longo da sua faculdade muita coisa sobre você vai mudar.  As suas novas responsabilidades e as pessoas que farão parte da sua rotina vão contribuir muito para isso, principalmente se começar a faculdade logo depois da escola. É uma fase de amadurecimento e resultado das suas experiências.

Pronto(a) para essa nova fase?

 

Quer estudar na UCPel?

 

Comenta aí

© Copyright 2018 Blog da UCPel