Tudo que você precisa saber sobre o Sisu

sisu 2018 - ucpel - sisu - inscrições sisu

Se você está se preparando para entrar na faculdade talvez já tenha escutado ou lido alguma coisa sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entenda como você pode participar!

1. Inscrições

O Sisu é realizado duas vezes ao ano e é preciso ficar atento aos prazos  estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O Sisu 2018/2 receberá inscrições de 12 a 15 de junho. Basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br e não precisa pagar taxa.

2. Enem

O Sisu utiliza as notas alcançadas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem). Até então o que vale é a nota da prova feita no ano anterior. Para se inscrever no Sisu de 2018 você precisa ter feito o Enem em 2017.

3. Opções de vagas

No momento da inscrição, o candidato poderá selecionar até duas opções vagas disponíveis por ordem de preferência. Você pode fazer alterações enquanto o processo ainda estiver aberto. Fica valendo a sua última alteração. Lembrando que você pode selecionar diferentes cursos e instituições de ensino e como os resultados mudam a toda hora,  você tem chances até o último momento.

4. Vagas

inscrições sisu

No momento da inscrição o candidato deve escolher como gostaria de concorrer: ampla concorrência, vagas reservadas ou cotas.

Vale lembrar que 50% das vagas do Sisu são destinadas para estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas. Nesse caso o candidato opta pelas vagas reservadas. Desse montante, 25% se destina a estudantes com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família. O restante contempla estudantes dentro do mesmo contexto, mas com renda per-capita que ultrapassa esse valor.

Essas vagas também devem ser preenchidas por um percentual de estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. A quantidade é avaliada segundo os dados do último Censo da região.

Financiamento da UCPel

Cronograma do Sisu 2018.2

• 12/06 a 15/06 – Período de inscrições
  • 18/06 – Resultado da chamada regular