Curso de Medicina recebe novos intercambistas

Estudante Christine, da Örebro University, durante intercâmbio na UCPel

O curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu mais três intercambistas de instituições de ensino estrangeiras no último semestre. Os acadêmicos, oriundos de universidades de Malta e da Suécia, foram integrados nos setores de pediatria e cirurgia do Hospital São Francisco de Paula (HUSFP), acompanhados por professores e pelas turmas da graduação.

Pelotas entrou na rota dos estudantes por meio de convênios de mobilidade acadêmica mantidos entre as universidades europeias e a UCPel, que integra uma seleta lista de instituições de ensino que oferecem essa oportunidade no Brasil.

“É uma experiência incrível, pois você vive o processo como um todo. Além de conhecer a cultura, podemos entrar em contato com uma realidade muitas vezes diferente da nossa, conhecer novos processos, além daqueles que também se repetem aqui”, conta a acadêmica da Örebro University, na Suécia, Christine Chidiac.

Experiência e diversas áreas

intercâmbio medicina - medicina ucpel

A UCPel oferece aos intercambistas a oportunidade de passar por diferentes setores no Hospital Universitário. Este foi um dos motivos que trouxe a acadêmica Maria Julin, também da universidade sueca.

“Existe uma variedade de especialidades que podemos conhecer. Isto foi um incentivo embora meu foco fosse o setor de pediatria”, complementa.

Diferentemente de outros países, falar português fluentemente não é uma exigência. A comunicação é feita em inglês, desde o momento das tratativas ainda no país de origem dos intercambistas. Eles recebem orientações sobre a Universidade e aspectos importantes para estadia.

A ideia é facilitar a experiência desses acadêmicos e promover a troca que também beneficia os alunos da UCPel. De acordo com a professora Larissa Hallal, este é um processo enriquecedor que tem muito a oferecer para ambos os lados. O curso já havia recebido um acadêmico da Alemanha em 2018 e se prepara para receber novos intercambistas.

Acadêmico da University of Malta, Thomas Westacott

Como nesta experiência estabelecer comparações acaba sendo inevitável, o acadêmico da University of Malta, Thomas Westacott, cita como principal diferencial o contato que os alunos da UCPel têm com os pacientes desde os primeiros anos de curso.

“Com certeza a experiência prática aqui ocorre bem mais cedo, os alunos recebem mais responsabilidades e isto é um ponto positivo. No geral, nos outros lugares costumamos ter mais teoria e somente nos últimos anos temos mais contato com o lado prático”, complementa.

Oportunidades

A Universidade Católica possui um departamento exclusivo para ajudar os acadêmicos da Instituição que também desejam ter uma experiência internacional durante a graduação. O setor de mobilidade acadêmica é responsável por divulgar os editais e auxiliar os alunos em todo processo. Você pode saber mais sobre essas oportunidades aqui.

O foco deste intercâmbio é gerar experiência dentro da área estudada pelos alunos na universidade, mas a UCPel também apoio a AIESEC, voltada também para outras experiências. A equipe está sempre disponível para esclarecer dúvidas do acadêmicos, no Campus I da Universidade.

O curso de Medicina da UCPel também despertou a sua curiosidade? Veja neste post como é a estrutura do curso e a rotina de quem estuda na Católica.