Central de Informações
(53) 21288269

Você sabe a diferença entre MBA e MBE?

MBA-MBE-especialização-ucpel

Continuar os estudos após a universidade é mais do que uma opção, muitas vezes uma exigência do mercado de trabalho, principalmente para aqueles que já atuam por certo tempo na carreira. Se chegou a sua hora de procurar uma pós-graduação, conheça as terminologias que você deve encontrar na busca pelo seu curso. Saiba qual opção vai ao encontro dos seus objetivos profissionais.

Mas o que é uma pós-graduação?

A pós-graduação engloba todos os cursos que dão sequencia a uma graduação. Esse termo engloba especializações, MBA, MBE, mestrado e doutorado. No entanto, umas das coisas fundamentais que você precisa saber no início da sua busca é que a pós-graduação pode ser Stricto Sensu ou Lato Sensu.

Stricto Sensu

MBA-MBE-especialização-ucpel

O Stricto Sensu é focado no mundo acadêmico e proporciona títulos como o de Mestre e Doutor. Este tipo de pós-graduação é direcionado para pesquisas teóricas e acadêmicas, e ele pode ser perfeito para quem pretende se tornar professor em cursos superiores. As disciplinas têm um foco mais teórico e auxiliam o pós-graduando na construção de dissertações (Mestrado) e de teses (Doutorado).

Lato Sensu

MBA - UCPel
Foto: Alan Snowden

Já a pós-graduação Lato Sensu se apresenta na forma de um curso de especialização. Ela rende ao profissional  pós-graduado o título de especialista. Para quem pretende integrar o setor de negócios de alguma empresa, uma especialização é o diferencial na hora da contratação. Ela tem foco na atualização e aperfeiçoamento profissional.

A pós-graduação Lato Sensu disponibiliza outros dois tipos de especializações: o MBA (Master of Business Administration) e o MBE (Master of Business Economics). A principal diferença entre os cursos é o foco que cada um abrange.

Conheça os 14 cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela UCPel aqui.

MBA

MBA - MBE - UCPel
Foto: Bram Naus

O Master of Business Administration (MBA) é um curso lato sensu voltado para as áreas gerenciais e administrativas. Os estudantes normalmente são executivos, empreendedores, gestores e pessoas que desejam atuar em rotinas coorporativas.

Muitos MBA’s focam em temas específicos em áreas como saúde e marketing, mas sempre reservando parte da grade curricular às disciplinas relacionadas à administração e gestão.

MBE

O  Master of Business Economics  (MBE) segue a mesma linha do MBA, no entanto, é voltado para as áreas de economia e finanças. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) oferece o MBE em Controladoria e Finanças, por exemplo.

E agora que você já sabe as diferenças entre essas nomenclaturas, não deixe de ler o post  que vai ajudar você a decidir quando é o melhor momento para começar a sua pós-graduação.

 

Quer fazer pós-graduação na UCPel?

 

Comenta aí

© Copyright 2018 Blog da UCPel